Coco Chanel, nascimento de um símbolo do chique francês
A marca Coco Chanel nasceu em 1913 em Deauville, mas as origens da marca remontam à época em que Gabrielle Chanel, órfã aos 12 anos, é recolhida em uma abadia. Este estágio de sua vida irá inspirá-lo para suas futuras coleções: linhas limpas, tons de preto, branco ou bege. Aos 18 anos, Gabrielle Chanel aprende o ofício da costura, que lhe permitirá começar a criar seus próprios chapéus e roupas durante os anos seguintes. Ela então carrega suas próprias criações, que já prenunciam o estilo inusitado que a tornará famosa. Roupas pretas ou brancas muito simples, estilo para o namorado associando cardigans e calças, Chanel fashion moda detona em comparação com o estilo do tempo.
Decidida a se determinar o curso de sua vida, Coco Chanel abre sua primeira loja parisiense com a ajuda de um amigo em 1910. O sucesso de suas criações simples e sofisticadas é imediato. Assim, várias lojas seguem, em Biarritz e Deauville em particular. Encorajada por este sucesso, Coco Chanel iniciou sua atividade de estilista. Querendo liberar as mulheres para que possam se sentir confortáveis em suas atividades diárias, as coleções da Chanel vêem o tamanho desaparecer, as formas se desvanecem, as saias encurtam. As roupas são simples e práticas. Coco Chanel mistura códigos masculinos e femininos e adapta materiais à vida cotidiana. Vários modelos-chave aparecem: pijamas, que podem ser usados tanto na praia quanto à noite; o alfaiate Chanel, emblemático da marca; as calças; ou a saia plissada. Mas Coco Chanel vai além e quebra os códigos estilísticos habituais. Ela lança assim o “vestidinho preto”, cor até então reservada para o luto, que se torna graças a ela um clássico de guarda-roupa, até hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, Coco Chanel retoma a sua actividade e lança o estilo que simboliza a marca: terno de tweed com quatro bolsos, decorado com jóias, botões, sapatos bicolores e bolsa Chanel acolchoada e corrente de ouro.
As palavras-chave da marca são praticidade e simplicidade, mas também elegância, porque a simplicidade não é descascada. Coco Chanel e lançou sua loja de jóias em 1924. É também o primeiro estilista a lançar seu próprio perfume com o famoso Chanel No. 5 criada em 1921. Chanel perfume está rapidamente ganhando um sucesso igualmente importante que os itens de vestuário do seu criador.
Coco Chanel, aliança de simplicidade e elegância
Moda de acordo com Coco Chanel pode ser resumida em duas palavras: simplicidade e elegância. primeira marcada pela história de seu criador, mas também pelo contexto de duas guerras mundiais, as criações de linhas Chanel procuram libertar as mulheres e torná-los mais liberdade de movimento … sem perder de vista elegância. Coco Chanel insistiu que a simplicidade não significa descascar. Suas criações são obras, embelezadas pelo uso de jóias, que o designer vai querer fantasia. Símbolo do chique francês, é uma filosofia adotada pelo uso de roupas Chanel: independência, conforto, elegância.
Chanel hoje
Desde a morte de Coco Chanel em 1971, o sucesso da casa continua. Em 1983, foi Karl Lagerfeld quem assumiu as rédeas da casa Chanel, onde se tornou o diretor artístico. Ele dirige as seções de alta costura, pronto-a-vestir e acessórios, mantendo vivo o espírito das criações de Coco Chanel. As coleções atuais, portanto, permanecem muito focadas no contraste preto e branco, como seu criador atual. As roupas são sóbrias, mas ainda mantêm um certo lado impertinente. Karl Lagerfeld agora adaptou com sucesso o estilo Chanel para uma versão mais contemporânea.
Hoje, novas coleções foram lançadas sob o logotipo da marca, somando-se às coleções de roupas e jóias lançadas por Coco Chanel. Em 1987, o diretor artístico da casa lançou uma coleção de relógios, criando relógios elegantes decorados com pedras preciosas. No final da década de 1990, foi lançada uma linha de cosméticos, novamente com grande sucesso.